Tratamentos

Aparelhos Estéticos

Uma opção aos braquetes (peças do aparelho ortodôntico) metálicos convencionais é o uso dos chamados aparelhos estéticos. São peças feitas de materiais em cor clara e translúcida com o objetivo de minimizar a mudança no visual com o uso do aparelho ortodôntico. Há uma larga variedade de materiais no mercado e o seu uso e indicação passam por uma avaliação de custo/benefício e pelo tipo do caso. Esses materiais, por muito tempo, receberam pouca simpatia dos ortodontistas, pois ofereciam uma série de desvantagens para o tratamento mesmo de casos simples. O maior atrito entre as partes do aparelho (braquete e fio), característica desses materiais, dificultava o controle na movimentação do dente, demandavam o uso de uma maior quantidade de força causando mais desconforto e aumentando o tempo total de tratamento. Outras desvantagens encontradas podem ser a baixa resistência a deformação (mudança na forma nas partes do aparelho – prejuízo a eficácia) e baixa estabilidade de cor (perda da cor original da peça). Tais problemas e cartier replica limitações ainda persistem em muitos materiais. Por isso o conhecimento, por parte do Ortodontista, das peculiaridades de cada tipo de aparelho é importante para o sucesso do tratamento e satisfação do paciente.


 

Os braquetes de porcelana com slot metálico (sulco no braquete onde o fio do aparelho se encaixa) surgiram como uma melhora no problema do atrito. Há modelos que inclusive utilizam ligas áureas (de ouro) a fim de proporcionar uma melhor movimentação do dente  com a aplicação de uma força menor que a normalmente utilizada,  o que torna o tratamento mais confortável e mais rápido. Os braquetes em safira tem-se mostrado como uma excelente opção  para o tratamento ortodôntico com braquetes estéticos, pois  possuem baixo atrito, alta resistência à deformação e estética excelente pela grande estabilidade de cor e translucidez. Contudo um problema que reside mesmo nesses modelos é o uso das borrachinhas, pois mesmo as melhores marcas não possuem uma estabilidade de cor compatível com a expectativa dos pacientes e aumentam o atrito no sistema. Buscando sanar esses problemas surgiram os aparelhos estéticos autoligados que não usam borrachinhas. Os aparelhos autoligados, dentro das indicações do caso, proporcionam um tratamento conduzido com um nível menor de forças e com um número menor de consultas.  Isso tem levado a um grande interesse por parte de profissionais e pacientes, por essa modalidade de tratamento.


Autoligado Estético

Ortodontia Especializada

Sistema Damon

Nós vivemos em uma sociedade extremamente consciente da imagem e impressões são tomadas em poucos segundo. Ter os dentes retos faz uma diferença enorme e podem ser a diferença entre você ter ou não determinadas oportunidades.

Perguntas mais frequente em Ortodontia

Tire suas dúvidas

Ortodontia Lingual

É a técnica na qual a correção da posição dos dentes é feita através de aparelhos ortodônticos colados na face interna dos dentes (voltada para a língua).

Aparelhos Autoligados

As borrachinhas, em muitos tipos de movimentação dentária, aumentam a força necessária para que o dente seja movimentado através do atrito criado.

Sistema Invisalign

Trata-se de um sistema de alinhadores removíveis e quase invisíveis que proporcionam um tratamento mais confortável e com maior previsibilidade de resultados e de tempo de tratamento.

Ortodontia Especializada

O que é Ortodontia? / O que é um Ortodontista?

(62) 3095-2727 - Fone/Fax (62) 3091-1628
Av. T-9, esq. c/ Av. T-2 nº 1.116, sala 108
Ed. T&T Empresarial - Setor Bueno
Goiânia-GO - CEP: 74.215-020

contato@sormaniortodontia.com.br