Tratamentos

Aparelhos Autoligados

Apesar de parecer ser uma novidade recente, os aparelhos autoligados (ou autoligantes) já são alvo de interesse e pesquisa há muito tempo. Esse tipo de aparelho não usa “borrachinhas” o que trás uma série de vantagens. As borrachinhas, em muitos tipos de movimentação dentária, aumentam a força necessária para que o dente seja movimentado através do atrito criado. Isso aumenta a dor e desconforto do aparelho. Além disso, as borrachinhas acumulam resíduos alimentares (principalmente as de baixa qualidade, que infelizmente são as mais usadas pelos ortodontistas brasileiros) contribuindo para cáries e problemas de gengiva durante o tratamento ortodôntico.

Os autoligados por sua vez permitem que se trabalhe com forças menores, pois oferecem um sistema com baixo atrito. O seu uso, aliado aos fios de alta tecnologia, permitem tratamentos mais rápidos e com menor desconforto. A popularização dessa tecnologia tem chamado a atenção dos ortodontistas, pacientes e mídia. Hoje há no mundo mais de 80 tipos de aparelhos autoligados. Muitos desses sistemas ainda não possuem embasamento científico que dê orientação ao ortodontista de como se comportar diante de tal novidade, o que pode levar a erros de conduta. Deste modo nunca se deve perder o foco no principal aspecto de um tratamento ortodôntico que é o diagnóstico preciso e minucioso do caso clínico. O aparelho sozinho não é nada sem um profissional preparado que saiba utilizá-lo e indicá-lo de modo correto. Quem trata é o ortodontista e não o aparelho.self-balancing one wheel electric scooter

No caso dos autoligados estéticos (em safira), outra vantagem é a não pigmentação das borrachinhas com o passar dos dias. Veja na figura abaixo. Nesse caso foi utilizado um autoligado estético na arcada superior e um aparelho convencional (que usa borrachinhas) na arcada inferior. Propositalmente, a foto foi feita no dia do retorno da paciente. Pode-se notar a cor alterada das borrachinhas (no aparelho da arcada de baixo) enquanto o aparelho superior mantém uma aparência de limpeza.

 

 

 

Confira no vídeo abaixo como funciona um braquete autoligado:

Ortodontia Especializada

Sistema Damon

Nós vivemos em uma sociedade extremamente consciente da imagem e impressões são tomadas em poucos segundo. Ter os dentes retos faz uma diferença enorme e podem ser a diferença entre você ter ou não determinadas oportunidades.

Perguntas mais frequente em Ortodontia

Tire suas dúvidas

Ortodontia Lingual

É a técnica na qual a correção da posição dos dentes é feita através de aparelhos ortodônticos colados na face interna dos dentes (voltada para a língua).

Aparelhos Estéticos

São peças feitas de materiais em cor clara e translúcida com o objetivo de minimizar a mudança no visual com o uso do aparelho ortodôntico.

Sistema Invisalign

Trata-se de um sistema de alinhadores removíveis e quase invisíveis que proporcionam um tratamento mais confortável e com maior previsibilidade de resultados e de tempo de tratamento.

Ortodontia Especializada

O que é Ortodontia? / O que é um Ortodontista?

(62) 3095-2727 - Fone/Fax (62) 3091-1628
Av. T-9, esq. c/ Av. T-2 nº 1.116, sala 108
Ed. T&T Empresarial - Setor Bueno
Goiânia-GO - CEP: 74.215-020

contato@sormaniortodontia.com.br