3095-2727
Tratamentos

O Que é?

A disfunção temporomandibular (DTM) é um termo que envolve problemas diferentes que afetam a articulação temporomandibular (ATM – articulação entre a mandíbula e o restante do crânio) e os músculos da mastigação. Os principais sinais e sintomas são:

Dor e desconforto nos músculos da mastigação e ATM.
Sons articulares (ATM).
Distúrbios no movimento da mandíbula. A Prevalência das DTM varia de 8 a 15% para mulheres e 3 a 10% para homens e acomete principalmente mulheres entre 25 e 35 anos de idade. Outra característica frequente são as comorbidades, ou seja, a ocorrência concomitante de diferentes problemas cujos sinais e sintomas se sobrepõem, se somam e se confundem.


Por que há tantas opiniões diferentes sobre as Disfunções Temporomandibulares?

Trata-se, com certeza, da área mais controversa da odontologia, desde sua definição, passando pela classificação, nomenclatura e tratamento. Infelizmente os pacientes acometidos por esse tipo de problema são muitas vezes tratados de acordo com a área de atuação do profissional a que recorrem. Ou seja, ao procurar um dentista especialista em prótese é feito um tratamento com reabilitação oral, enquanto para o mesmo problema o cirurgião indica um procedimento cirúrgico e o ortodontista indica uma correção ortodôntica. Afinal como procedimentos tão diferentes podem ser indicados para um mesmo problema? São comuns as histórias de pacientes que antes de chegar a serviços especializados em Dor já tenham passado por vários profissionais e tipos de tratamento diferentes. Felizmente há muito tempo grupos acadêmicos, preocupados com o impacto negativo da DTM na vida dos pacientes, vem desenvolvendo um conhecimento específico para a área. No Brasil foi criada a especialidade em dor e Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. (Vide Curriculum Dr. Sormani)

Como tratar as DTM?

Como todo problema em saúde o primeiro passo é o diagnóstico preciso. O uso do RDC como sistema de avaliação e diagnóstico é um método clínico eficaz e é reconhecido pelas maiores entidades acadêmicas da área. Em alguns casos fazem-se necessários o uso de exames complementares. O tratamento deve ser focado na solução dos sinais e sintomas. Aparelhos oclusais, farmacologia (uso de medicamentos) e a laserterapia são parte do arsenal para o tratamento que muitas vezes precisa da interação com profissionais de outras áreas como fisioterapeutas, neurologistas, fonoaudiólogos, reumatologistas, otorrinolaringologistas entre outros. (Vide Curriculum Dr. Sormani)

(62) 3095-2727 - Fone/Fax (62) 3091-1628
Av. T-9, esq. c/ Av. T-2 nº 1.116, sala 108
Ed. T&T Empresarial - Setor Bueno
Goiânia-GO - CEP: 74.215-020
contato@sormaniortodontia.com.br
gosites.com.br