Tratamentos

Ronco

Tradicionalmente, aceitava-se o roncar durante o sono como uma fatalidade intratável. Além disso, como algo banal, inocente, inócuo. Evitar considerá-lo apenas do ponto de vista replica chopard humorístico representa o primeiro passo para o entendimento de sua complexidade. Quando o ronco é muito alto e acompanhado de períodos de apnéia (paradas da respiração por mais de 10 segundos) pode ter sérios prejuízos à saúde. Além disto, expõe o indivíduo que ronca a um constrangimento social e a problemas matrimoniais frequentes.

O Ronco nada mais é do que a vibração dos tecidos moles da garganta (faringe), localizadas principalmente entre o palato (a "campanhia") e a língua. Surge, durante a respiração enquanto dormimos devido à dificuldade que o ar em passar por uma via aérea superior pequena, que compreende todo o espaço desde o nariz até as cordas vocais. O estreitamento da via aérea superior pode ser devido ao relaxamento da musculatura ao redor da faringe (o que acontece ingerimos álcool ou sedativos, e durante o sono profundo quando ocorre um grande relaxamento de todo a musculatura do corpo, inclusive da faringe); excesso de tecido (hipertrofia de adenóide a amígdalas, palato alongado, língua volumosa, e mais raramente presença de cistos e tumores na faringe) e obesidade (acúmulo de gordura ao redor da faringe).

A obstrução nasal também pode ser causa de ronco. O nariz congestionado e obstruído necessita de um esforço respiratório maior, criando um vácuo na garganta o que aproxima os tecidos frouxos da faringe, favorecendo o aparecimento do ronco. Ainda, com a respiração bucal a língua tende a se deslocar posteriormente na faringe, dificultando mais ainda a passagem do ar.

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudo do Sono (SBSONO), cerca de 20% dos homens e 18% das mulheres de meia-idade roncam. Esse quadro piora na idade acima de 60 anos para 60% dos homens e 40% das mulheres. O dado mais preocupante é que grande maioria dos roncadores também apresentam Apnéia durante o sono.

Nas crianças As crianças também podem roncar, sendo a hipertrofia da adenóide e das amígdalas a causa mais freqüente. Da mesma forma que para os adultos, o ronco constante e intenso nas crianças pode ser prejudicial à saúde, assim como causa de deformidades faciais e de problemas na dentição pelo fato de respirarem com a boca aberta durante o sono.

Bruxismo, Ronco, Apneia

Sono

Ao contrário do que se pensa o sono não é um simples desligar do corpo e cérebro.

Bruxismo

O Bruxismo é um distúrbio sono caracterizado pelo apertar e/ou ranger dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono.

video

Apneia do Sono, o que é?

Apneia significa "sem ar" ou "parada da respiração". Apnéia do sono significa um problema respiratório, que acontece enquanto dormimos.

Odontologia e o tratamento do Ronco e Apneia do sono

O tratamento do Ronco e Apneia passam por um enfoque multidisciplinar. Quanto mais sério o problema, maior é a necessidade da interação entre diferentes profissionais de saúde.

(62) 3095-2727 - Fone/Fax (62) 3091-1628
Av. T-9, esq. c/ Av. T-2 nº 1.116, sala 108
Ed. T&T Empresarial - Setor Bueno
Goiânia-GO - CEP: 74.215-020

contato@sormaniortodontia.com.br