Tratamentos

Odontologia e o tratamento do Ronco e Apneia do sono

O tratamento do Ronco e Apneia passam por um enfoque multidisciplinar. Quanto mais sério o problema, maior é a necessidade da interação entre diferentes profissionais de saúde.

Todo tratamento bem sucedido começa com um diagnóstico preciso. Uma avaliação clínica bem feita aliada aos exames complementares adequados faz-se imprescindível para o êxito da terapia.

A odontologia firmou-se como uma parceria importante para o manejo desses problemas. cheap replica watches
O uso de aparelhos intrabucais para o controle de ronco e apneia mostra-se como eficaz com base na literatura científica especializada. Tais aparelhos não podem ser a terapia principal para os casos mais severos de apneia. Mas, mesmo para pacientes com indicação de uso de CPAP (aparelho que introduz ar pelas vias aéreas do paciente), os aparelhos intrabucais podem ser um complemento, servindo para ocasiões em que o paciente não esteja em condições de usar o CPAP (rinite, gripes, etc) ou não seja possível fazê-lo como em viagens e passeios.

O uso de aparelhos intrabucais, para o manejo do Ronco e Apneia, exige uma avaliação criteriosa antes e durante o tratamento, pois normalmente esses dispositivos podem causar alguns efeitos colaterais nos dentes e na ATM (articulação que une a mandíbula ao crânio). É um tratamento que vai muito além do uso de um aparelho exigindo, por arte do profissional um profundo conhecimento de fisiologia e distúrbios do sono, oclusão (encaixe dos dentes durante a função da mandíbula), DTM (alterações da ATM e músculos da mastigação) e de princípios de Ortodontia e Ortopedia Facial. Observar a formação do profissional é o primeiro passo para se iniciar um tratamento eficaz.

Outros tratamentos dentro da Ortopedia Facial podem auxiliar no desenvolvimento de uma face equilibrada, com um bom posicionamento de mandíbula e largura adequada de maxila. Isso contribui para as funções de respiração, mastigação, deglutição e fala assim como para um sono de qualidade (melhora na respiração). Problemas influenciados pelos distúrbios do sono como enurese noturna (fazer xixi durante o sono) e hiperatividade apresentam melhora após tratamentos voltados para a largura correta da maxila. Nos adultos os tratamentos ortocirúrgicos (cirurgia ortognática aliada ao tratamento com aparelhos ortodônticos) são também uma opção dentro da odontologia no auxilio do manejo da Ronco e Apneia.

Para saber mais: www.sbsono.com.br

Bruxismo, Ronco, Apneia

Ronco

Tradicionalmente, aceitava-se o roncar durante o sono como uma fatalidade intratável. Além disso, como algo banal, inocente, inócuo...

Sono

Ao contrário do que se pensa o sono não é um simples desligar do corpo e cérebro.

Bruxismo

O Bruxismo é um distúrbio sono caracterizado pelo apertar e/ou ranger dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono.

video

Apneia do Sono, o que é?

Apneia significa "sem ar" ou "parada da respiração". Apnéia do sono significa um problema respiratório, que acontece enquanto dormimos.

(62) 3095-2727 - Fone/Fax (62) 3091-1628
Av. T-9, esq. c/ Av. T-2 nº 1.116, sala 108
Ed. T&T Empresarial - Setor Bueno
Goiânia-GO - CEP: 74.215-020

contato@sormaniortodontia.com.br