Tratamentos

Bruxismo

O Bruxismo é um distúrbio sono caracterizado pelo apertar e/ou ranger dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono. Sua causa ainda não foi definida completamente. Mudanças no padrão do sono parecem contribuir para os eventos de Bruxismo.  Estresse, ansiedade e eventuais problemas neurológicos podem exacerbar o problema. Algumas drogas como as anfetaminas e o extasy podem causar o Bruxismo. Os eventos de Bruxismo ocorrem principalmente na fase 2 do sono Não-REM, desse modo faz-se importante o conhecimento, por parte do dentista, da fisiologia e distúrbios do sono. Durante o sono, a força realizada sobre a musculatura e os dentes é excessiva produzindo sintomas nos músculos da face e pescoço e nos dentes, como: dor facial, desconforto muscular principalmente ao morder, dor de cabeça, desgaste dos dentes e danos à gengiva.

Frequentemente é associado à DTM (Disfunção Temporomandibular).rolex replica watches


Desgaste dos dentes por Bruxismo.

O tratamento passa por uma avaliação de possíveis distúrbios do sono.  O manejo do problema pode ser feito com aparelhos odontológicos. O uso desses aparelhos requer um acompanhamento periódico, pois há possíveis efeitos colaterais envolvidos. As conseqüências do Bruxismo (dores na face, cefaléias, desgaste dos dentes, problemas na gengiva) podem ser tratadas pela especialidade da odontologia chamada Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.  Os medicamentos, que eventualmente reduzem a incidência do Bruxismo, não tem comprovação científica que justifique seu uso a longo prazo. Os desgastes dentários não são causados exclusivamente pelo Bruxismo. O cirurgião-dentista deve estar atento para problemas digestivos (refluxo, deficiência na salivação), a hábitos alimentares (consumo muito frequente de frutas e sucos cítricos, vinhos, e refrigerantes) e escovação inadequada (escova de dente muito dura e/ou escovação feita com muita força).

Bruxismo, Ronco, Apneia

Ronco

Tradicionalmente, aceitava-se o roncar durante o sono como uma fatalidade intratável. Além disso, como algo banal, inocente, inócuo...

Sono

Ao contrário do que se pensa o sono não é um simples desligar do corpo e cérebro.

video

Apneia do Sono, o que é?

Apneia significa "sem ar" ou "parada da respiração". Apnéia do sono significa um problema respiratório, que acontece enquanto dormimos.

Odontologia e o tratamento do Ronco e Apneia do sono

O tratamento do Ronco e Apneia passam por um enfoque multidisciplinar. Quanto mais sério o problema, maior é a necessidade da interação entre diferentes profissionais de saúde.

(62) 3095-2727 - Fone/Fax (62) 3091-1628
Av. T-9, esq. c/ Av. T-2 nº 1.116, sala 108
Ed. T&T Empresarial - Setor Bueno
Goiânia-GO - CEP: 74.215-020

contato@sormaniortodontia.com.br